VEMABC

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e informações em seu e-mail.

Alemanha

A Alemanha é referência em monotrilho. A cidade de Wuppertal foi a primeira cidade do mundo a contar com este sistema de transporte público instalado em 1901. Com o rápido crescimento da cidade no começo do século, o monotrilho foi visto como uma alternativa para o trânsito desde aquela época. Os trens suspensos são distribuídos em uma linha de 13,3 km em 20 estações espalhadas pela cidade que, ao todo, transportam uma média de 82 mil pessoas por dia. Além de complementar a malha de transporte público, a viagem de monotrilho oferece uma experiência emocionante sendo uma das atrações turísticas da cidade.



   
Monotrilho de Wuppertal, o mais antigo do mundo, (à esquerda) e de Düsseldorf (à direita)


Outra referência é o monotrilho instalado na Universidade de Dortmund em 1984. Construído para atender universitários, o sistema foi adotado por boa parte dos estudantes transportando uma média de mais de 5 milhões de passageiros em 1991. Por conta do sucesso do meio de transporte, a linha foi estendida totalizando cinco estações que carregam uma média de 5 mil pessoas por dia.
Já em Düsseldorf, o monotrilho foi construído para conectar dois terminais de aeroporto internacional da cidade e reduzir o intenso trânsito na região. O sistema é totalmente automatizado e transporta uma média de 11 mil pessoas por dia.
 
VemABC - Vidas em Movimento